Cirurgia Plástica e Cigarro

Cirurgia plástica e cigarro é uma combinação muito perigosa, mas você sabe por quê?

Os perigos do tabaco não estão apenas associados ao sistema respiratório. O cigarro aumenta os radicais livres, que são moléculas que causam o envelhecimento precoce das células, causando sua morte de maneira mais rápida.

Também, outro grande problema do uso do tabaco é que ele diminui a espessura dos vasos sanguíneos, prejudicando a oxigenação das células e dificultando o procedimento cirúrgico e a recuperação do paciente. O cigarro aumenta drasticamente os possíveis problemas relacionados com o pós-operatório, tais como:

• Abertura da incisão cirúrgica;

• Necrose dos tecidos;

• Embolia pulmonar;

• Trombose devido aos problemas na circulação sanguínea;

• Acúmulo de seroma, aumentado as chances de infecções;

• Sensibilidade na mucosa nasal (prejudicando a capacidade respiratória do paciente)

Devido a todos os prejuízos listados e os outros inúmeros existentes é recomendado que o paciente pare de fumar totalmente, no mínimo, 4 semanas antes dos procedimentos. A interrupção total do cigarro durante o período pré e pós-operatório garante um resultado mais satisfatório e reduz as chances de possíveis reintervenções, tornando a cirurgia plástica mais segura!

É de suma importância informar para seu médico, no momento da consulta, se você é tabagista. Lembre-se, segurança em primeiro lugar!

Clínica Riccardi

Horário de atendimento